Publicidade

Veja como funciona a CNH Digital

Tem gente que ainda não sabe, mas é possível carregar sua carteira de habilitação no smartphone. Já ouviu falar da CNH Digital?

Assim sendo, vamos explicar melhor sobre esse assunto e dar o passo a passo para obter a sua versão digital da habilitação. Acompanhe e confira!

O que é a CNH Digital?

A CNH Digital é a versão eletrônica da sua carteira de habilitação, acessível por meio de um aplicativo gratuito chamado “Carteira Digital de Trânsito”.

Ou seja, ela armazena todas as informações da sua CNH impressa, mantendo a validade jurídica. Isso significa que você pode usar a CNH Digital em todo o território nacional.

A grande vantagem é que ela oferece maior conveniência de fato. Você pode tê-la no seu smartphone antes mesmo de receber a versão física.

Basta manter seu celular funcionando, pois em caso de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, pode ser considerado que você não está portando a CNH, sujeito a multas.

Quais são os pré-requisitos?

Para obter a CNH Digital, você precisa atender a alguns pré-requisitos:

  1. Ter uma carteira de habilitação física válida;
  2. Realizar o cadastro no portal gov.br, o portal único do Governo Federal. É importante possuir um e-mail e número de celular para ativar o cadastro;
  3. Baixar o aplicativo gratuito “Carteira Digital de Trânsito”, disponível na Google Play e na App Store.

Quais são as etapas para ter a CNH Digital?

Agora que você atende aos pré-requisitos, vamos explicar como obter a CNH Digital em algumas etapas simples:

  1. Abra o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” e faça o login com os dados do cadastro no portal gov.br, informando seu CPF e senha posteriormente;
  2. Crie uma chave de acesso de quatro dígitos, pois será importante toda vez que usar a CNH Digital;
  3. Selecione a opção “Habilitação” e clique em “Toque aqui para adicionar a sua CNH” em seguida;
  4. Escolha um dos módulos de autenticação disponíveis, que podem incluir validação facial, certificado digital ou validação de balcão do Detran;

    CNH Digital
    Arte: Divulgação/Carteira Digital de Trânsito
  5. Se optar pela validação facial, informe o CEP de sua residência na época da emissão da CNH física, efetue a leitura do QR Code e siga as instruções do aplicativo para a validação facial;
  6. Ao final da validação facial, informe o número de telefone.

Após seguir essas etapas, sua CNH estará disponível no seu smartphone, pronta para ser utilizada. O melhor de tudo é que esse serviço é gratuito.

Leia também: Veja como fazer seu celular carregar mais rápido

Curtiu essas informações úteis? Aproveite que está aqui no site e continue navegando no Notícia Quente para ler outros assuntos agora mesmo!