Encontrar um amor depende de muitas coisas e uma delas (muito importante) é: conhecer pessoas. Mas nem sempre temos essa oportunidade ao acaso, pois é comum nos depararmos sempre com os mesmos amigos e colegas, frequentarmos sempre os mesmos lugares, e às vezes somos ou estamos mais caseiros mesmo.
O fato é que o parceiro ou parceira com quem podemos começar uma história pode estar por aí, em outros círculos, frequentando outros lugares, ou não costumam “sair pro rolê” com muita frequência. Então, é preciso criar oportunidades.
Mas qual a alternativa? Diante de tantas possibilidades de desencontros, alguns aplicativos com versões gratuitas e pagas podem facilitar a experiência de encontrar algum parceiro ou parceira.
Confira alguns dos mais conhecidos:
O melhor aplicativo para encontrar um amor? Confira aqui
Tinder
O Tinder é muito popular entre as pessoas que desejam encontrar um amor ou ter encontros casuais e dá pra usar muitos recursos gratuitamente. Por meio dele, você pode encontrar pessoas que estejam localizadas num raio de 5 a 160 km, podendo ainda delimitar a faixa etária.
Basicamente, funciona assim: conforme os perfis vão aparecendo, você tem a opção de arrastar pra direita se gostar e arrastar pra esquerda se não gostar. Se a pessoa também gostar de você, vocês podem conversar pelo chat e até fazer videochamadas.
O Tinder também possibilita que os perfis sejam verificados, para que as fotos publicadas realmente correspondam aos seus donos.
O app também tem versões pagas (Plus, Gold e Platinum), que desbloqueiam recursos como: visualizar quem te curtiu sem precisar dar match antes, curtidas ilimitadas, desfazer sua última decisão, ampliação do raio de distância, maior número de Super Likes, entre outras.
Happn
O Happn é outro aplicativo de relacionamentos por meio do qual é possível também encontrar um amor. O filtro de perfis que aparecem para os usuários é feito também por localização, mas um pouco diferente do Tinder.
Com base em dados da proximidade geográfica e dos locais que você costuma frequentar, ele mostra pessoas que já cruzaram ou costumam cruzar o seu caminho, sem mostrar aos outros usuários sua localização exata em tempo real.
O princípio para iniciar o contato é a reciprocidade, ou seja, apenas os perfis com curtida mútua podem se comunicar. É possível trocar mensagens por texto, áudio e videochamada.
O app oferece ainda a assinatura Premium, com a qual você pode acessar a lista de pessoas que deram like em você, e ainda pode usar o botão SuperCrush pra sinalizar que determinada pessoa chamou sua atenção.
Bumble
O Bumble não é só um aplicativo para encontrar um amor, mas tem como objetivo também possibilitar encontros que evoluam para amizades e ainda conectar pessoas para finalidades profissionais.
Assim, quando você se inscreve, pode escolher entre as categorias Date, BFF e Bizz. Com um mesmo perfil, você pode utilizar qualquer uma das três. Ele também fucniona no esquema de deslizar para esquerda ou direita, para rejeitar ou indicar interesse.
No Bumble Date, no caso de casais hererossexuais, as mulheres têm 24 horas para enviar a primeira mensagem ao homem com quem “deu match”; se passar desse período, a conexão some. Em conexões homossexuais, qualquer um dos dois tem 24 horas para fazer o primeiro contato e a outra pessoa tem 24 horas para responder.
O Bumble também tem seus pacotes de assinatura (Bumble Boost e Bumble Premium), além de recursos comprados individualmente, independente de assinatura (Spotlights e SuperSwipes).
Badoo
Outra opção de app para relacionamentos é o Badoo. Logo que você baixa o app e se registra nele, precisa responder algumas perguntas, o que ajuda na personalização da sua experiência.
Assim como no Tinder, as fotos do perfil podem ser verificadas. E ele tem ainda tecnologias que permitem bloquear perfis falsos ou fotos inapropriadas. A curtidas nos perfis são feitas também com deslizamento para a direita ou esquerda.
Assinando sua versão Premium, é possível aumentar suas chances de conexões. Você pode ver quem curtiu você, ter acesso a filtros avançados, ter suas mensagens lidas antes das outras, enviar curtidas ilimitadas, acesso ao Modo Invisível, entre outros recursos.
OKCupid
O OKCupid promete sugerir pra você perfis que tenham mais possibilidade de compatibilidade. Ao se cadastrar, você também responde a várias perguntas, que incluem comida preferida, tipo de lazer que lhe agrada e religião, por exemplo.
A partir disso, o app pode ajudar você a encontrar um amor por meio de características e gostos em comum (contrário à ideia de que “os opostos se atraem”).
A diversidade é algo com a qual o OK Cupid se preocupa. Ele traz, por exemplo, mais de 60 identidades de gênero e orientações sexuais diferentes, e a possibilidade de destacar pronomes de gênero.
O aplicativo também tem uma versão Premium, que te permite dar curtidas sem limitação de número ou ver quem te deu like. Porém, os valores do OKCupid são um pouco mais alto em comparação aos outros citados.
Alguns cuidados no uso dos apps de relacionamento
É muito encantadora a ideia de encontrar um amor com a ajuda de um aplicativo e isso pode funcionar muito bem! Mas procure tomar alguns cuidados, pois nem sempre a pessoa que está do outro lado da tela está bem intencionada.
Gostou de uma pessoa com quem deu match no app e deseja conhecê-la? Converse pelo chat, descubra mais coisas, olhe as redes sociais, veja se tem amigos em comum e, se possível, peça referências a eles.
Se a pessoa te agradou e você quer marcar um primeiro encontro, procure fazer isso em um local público, em segurança. E boa sorte!
Baixe os apps de relacionamento:
- Tinder (Android | iOS)
- Happn (Android | iOS)
- Bumble (Android | iOS)
- Badoo (Android | iOS)
- OKCupid (Android | iOS)
Leia também: Encontrar um parceiro sem sair de casa? Conheça os melhores apps de relacionamento
Continue acessando as matérias do Notícia Quente!